The other side of the wind

John Huston, Peter Bogdanovich e Oja Kadar em filmagem.
Orson Welles e John Huston nos bastidores.

“The Other Side of the Wind” era aguardado para ser o mais ambicioso filme de Orson Welles, utilizando filmagem inovadora e novas técnicas de edição para o cinema do início dos anos 70. Embora tenha negado qualquer ressonância autobiográfica, também parece ser o filme mais pessoal de Welles, com comentaristas que leram o roteiro sugerindo que ele contém uma série de caricaturas veladas de pessoas que irritaram o diretor durante sua carreira.

O personagem de Huston – o arrogante, diretor de barba branca chamado Jake Hannaford – carrega uma distinta similaridade com Ernest Hemingway, enquanto Pauline Kael, a crítica de cinema, é a provável inspiração para a arrogante personagem chamada Juliette Rich, de acordo com Chuck Berg, escrito na “Encyclopedia of Orson Welles”, de 2003.

O filme também inclui cenas de sexo explícito, algumas com sua parceira de longa-data Oja Kodar, que inclusive co-roteirizou o filme.

A peça central do filme de Welles é uma festa pródiga de 70 anos lançada em homenagem a Jake Hannaford, durante a qual o diretor fictício exibe trechos de seu filme, também chamado “The Other Side of the Wind”. Entre os convidados da festa estão equipes de documentários para televisão, jornalistas, e estudantes de cinema, que pegam a câmera e filmam seqüências de bastidores da celebração, criando múltiplas camadas da narrativa e pelo menos um filme dentro do filme.

Para ler mais sobre a obra-prima [por enquanto] perdida de Orson Welles, clique aqui.

Em 2007, Peter Bogdanovich disse que a produção estava 99.9% concluída. Mas a previsão não se confirmou, e ainda não se sabe exatamente quando o filme será, enfim, concluído e lançado. Parece que o aguardado momento chegará em breve. Torçamos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s