Gêmeos – Mórbida Semelhança (David Cronenberg, 1988)

Dead ringers tem uma força magnética semelhante à de filmes como Blue velvet e Eyes wide shut, o que significa dizer que seríamos capazes de acompanhar a sua história durante horas sem nos cansar. É um filme que consegue mostrar coisas perturbadoras com extrema elegância e bom gosto, sem apelação, criando uma atmosfera sutil apenas na aparência, mas de certa forma acolhedora e fascinante, tal como os outros dois filmes citados.

Não é por acaso que nas três obras os momentos finais parecem ser mais repentinos em relação aos momentos anteriores – são, por assim dizer, experiências quase completas e quase perfeitas. Em Dead ringers há um processo a ser exposto ao espectador – e, por vezes, senti como se um ou outro passo tivesse sido atropelado em prol de uma metragem melhor adequada ao formato cinematográfico.

Geralmente tenho problemas com filmes longos demais (traduzindo: com metragem superior a duas horas e meia). Dead ringers é um dos poucos casos que arrisco dizer: poderia ter até mesmo uma hora a mais para se tornar uma experiência completa (seria perfeito como minissérie) tamanha a necessidade de construir com parcimônia essa intrigante história. De qualquer forma, é dos melhores trabalhos de Cronenberg, com uma atuação estupenda de Jeremy Irons no papel duplo. Integra a categoria “filme em formato de sonho”. Pelo menos para mim.

Anúncios

2 comentários sobre “Gêmeos – Mórbida Semelhança (David Cronenberg, 1988)

  1. Haha, eu já acho um pouco arrastado e que tem alguns excessos na pretensão = perturbar, mas o climão é bom e a maneira como, na maior parte do tempo, traz tão poucas pessoas contracenando mais ainda. Impressão de que existem não mais que uma dúzia de pessoas no mundo

    1. É verdade, não tinha parado pra pensar nisso, mas essa impressão – de que existe uma dúzia de pessoas no mundo – realmente existe; só agora a descobri, graças a você, lindo.

      Tava sumido! (Como se eu não tivesse, hehe).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s