Grandes esperanças (Alfonso Cuarón, 1998)

Grandes esperanças já foi adaptado várias vezes para o cinema ou para a televisão. A versão de Alfonso Cuarón, de 1998, é apenas uma delas, com o diferencial de ser uma releitura mais moderna do clássico. A história já não se passa na Inglaterra vitoriana e, sim, entre a Costa do Golfo dos Estados Unidos, nos anos 1970, e a Nova York dos anos 1990.

Com as devidas adaptações e cortes de personagens e situações (questionavelmente) menos importantes, o filme até que consegue ser acima da média, especialmente nas relações entre o protagonista (aqui chamado Finnegan “Finn” Bell) e os adultos que marcaram sua vida, desde a infância até a fase adulta, interpretados por Anne Bancroft, Robert De Niro e Chris Cooper, todos atores talentosos.

Infelizmente, a relação entre Finn e Estella, interpretada por uma insossa Gwyneth Paltrow, se apresenta extremamente superficial e pobre, feita à medida para adolescentes românticos que choraram horrores com Titanic um ano antes. Esse grave defeito quase põe por água abaixo o que o filme chega a oferecer de bom – no final das contas, porém, ele até que se sustenta: dá para ver numa madrugada tediosa.

great expectations
great expectations 1 great expectations 2 great expectations 4 great expectations 5great expectations 6great expectations 7

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s