Hitchcock no cinema

vertigo

Graças ao IX Seminário de Cinema, que ocorreu em Salvador entre os dias 31 de outubro e 07 de novembro, tive a oportunidade de ver alguns filmes de Hitchcock no cinema. Agradeço aos produtores do evento por isso. Salvador, infelizmente, apesar de ser culturalmente uma cidade importante no Brasil, raramente oferece oportunidades como essa. Espero que com o tempo tal situação mude.

Enfim, vi quatro obras-primas do mestre: Psicose, Janela indiscreta, Os pássaros e Um corpo que cai, todas em impecáveis versões restauradas exibidas no formato DCP. Prefiro me abster de comentar sobre os filmes, até para não chover no molhado. Resta-me comentar sobre a experiência de contemplar os grandes filmes no cinema. Não há comparação com o que vemos hoje em nossas casas, mesmo que os televisores sejam cada vez maiores. Vendo Um corpo que cai, por exemplo, me senti pequeno diante de tanta grandeza à minha frente. Sim, há filmes que são eternos.

Claro, isso não tem ligação direta com o tamanho das telas dos cinemas, afinal de contas, elas atualmente são cada vez maiores, o som cada vez melhor, etc, mas, no entanto, os filmes parecem pequenos – geralmente, nos sentimos superiores a quase todos eles, e encaramos as sessões com certo desdém ou arrependimento, pensando no tempo e dinheiro jogados fora. De qualquer forma, ainda vale a pena ir com frequência ao cinema, até porque poucos lugares são tão aconchegantes quando uma sala enorme e praticamente vazia.

Sir Alfred Joseph Hitchcock, um verdadeiro artista. Privilegiados foram aqueles que acompanharam sua carreira através da tela do cinema. Resta-nos torcer para que as mostras em homenagem aos grandes mestres continuem ganhando força e se popularizando – não apenas no sudeste, mas nas outras regiões do país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s