A Caçada ao Outubro Vermelho (John McTiernan, 1990)

caçada ao outubro vermelho 1

Um verdadeiro jogo de xadrez. Entre profissionais. Eis uma boa maneira de definir A Caçada ao Outubro Vermelho, o terceiro filme de uma sequência excepcional do diretor John McTiernan, sucedido pelos lendários Duro de matar e Predador. Ainda que sua trama sobre a Guerra Fria pareça desgastada à primeira vista, os números de bilheteria mostram que o tema ainda interessava – e muito – ao público: foram 200 milhões de dólares em arrecadação para um filme que custou pouco mais de 30 milhões. E o resultado é surpreendente porque não se trata de um filme tipicamente de ação, como os dois anteriores, repleto de cenas emocionantes e personagens “populares”, mas de um trabalho contido, de aspecto muito mais formal e de conteúdo indiscutivelmente político.

O que interessa prioritariamente ao diretor é criar uma atmosfera de tensão crescente, deixando o espectador em dúvida a respeito das reais intenções dos personagens, notadamente o Capitão Marko Ramius, figura central da trama, interpretado por Sean Connery – um gigante em cena! Afinal de contas, trata-se de um megalomaníaco destinado a provocar uma Terceira Guerra Mundial ou um rebelde que pretende desertar da União Soviética após vários anos de trabalhos prestados? Vale lembrar que o elenco é um dos grandes trunfos do filme (Alec Baldwin, Sam Neill, Scott Glenn, James Earl Jones, Tim Curry, Stellan Skarsgård…).

Analisando em retrospecto, A Caçada ao Outubro Vermelho se encaixa perfeitamente no contexto de sua época, podendo pautar uma ótima discussão sobre valores, doutrinas, guerra, obediência, liberdade, capitalismo, comunismo, motivo pelo qual, além de suas qualidades artísticas, temos aqui um importante e rico documento histórico.

Crítica do Dementia¹³. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s