O Massacre da Serra Elétrica 2 (Tobe Hooper, 1986)

tcm-2

“Vou ser franco: acho que esse filme veio da minha frustração com a comédia do primeiro filme não ter sido valorizada ou compreendida. Então eu amplifiquei os aspectos engraçados dele, mas ao mesmo tempo Tom Savini (responsável pelos efeitos especiais de maquiagem) fez tudo tão anatomicamente correto que o filme acabou nem recebendo uma classificação. Eu gosto do filme enquanto uma comédia maluca, bizarra, exageradamente sombria, mas falhei em fazer o que o público esperava do filme, que era assustar muito e dar um pouco mais do que haviam experimentado no primeiro filme. Uma de suas falhas é que infelizmente muito tempo foi gasto com a Família da Serra Elétrica. Você ficava conhecendo a família e sua insanidade bem demais e isso desmistificou os elementos potenciais de horror. Eu gosto desse filme também, mas preciso dizer que certamente não é a continuação essencial. Foi parte de um acordo de negócios, e eu me diverti fazendo, em prejuízo do próprio filme. Às vezes fazemos coisas pelos motivos errados”.

Tobe Hooper, diretor.

texas 2

“Eu estava muito feliz com o que havíamos feito visualmente – acho que o filme tem um visual espetacular, especialmente dadas as circunstâncias que tínhamos para trabalhar – e fiquei muito contente com meu trabalho. O filme que eu vi através do visor da câmera e o diálogo que ouvi, esse filme nunca saiu. Há um enorme número de cenas e muitas histórias dos personagens que foram cortadas – especialmente do personagem de Dennis Hopper. Então o roteiro que eu li originalmente, e o roteiro que filmamos, não é o filme que foi montado. Eu fiquei muito decepcionado com a edição que vi porque eles basicamente o transformaram num filme slasher, e isso não era o que o filme seria, a princípio.

O roteiro que vi era uma sátira maravilhosa e mordaz ao materialismo, yuppies, consumismo e ao estilo de vida americano – Kit fez um trabalho brilhante, meio que estendendo o mito do Massacre de todas as maneiras que deveria ter sido, como uma sátira cultural, era bem ao estilo de Jonathan Swift. Todas essas coisas ficaram no chão da sala de edição – essa foi a minha maior decepção, e acho que de Tobe também. Havia toda uma história de fundo sobre o personagem de Dennis Hopper – filmamos cenas incríveis num quarto de hotel onde ele tem muitos conflitos psicológicos sobre coisas que aconteceram em seu passado, ele está deprimido, quase suicida… Quando você corta tudo isso, desvaloriza muito o personagem de Hopper – o guarda do Texas vira uma espécie de figura de desenho que só anda pelo filme com suas serras no coldre, isso eviscera o filme. Seria maravilhoso se o dono do material original deixasse Tobe voltar e editar o filme que ele queria – há realmente uma grande sátira enterrada ali, e nós filmamos a maior parte dela…”

Richard Kooris, diretor de fotografia.

texas chainsaw massacre parte 2

“A Cannon Filmes tratou Tobe muito mal. Eles estavam o tempo todo o questionando, olhando sobre seu ombro, tirando dinheiro, dando dinheiro. O filme que foi escrito e filmado era uma sátira maravilhosa. Daí eles tomaram posse disso e foderam com tudo”.

Caroline Williams, atriz e protagonista.

4 comentários sobre “O Massacre da Serra Elétrica 2 (Tobe Hooper, 1986)

    1. Tem momentos muito bons e é bem engraçado, mas a edição prejudicou muito o filme, como disseram. Se alguém me perguntar, eu recomendo, mas acho que fica muito atrás do original. Ah, e escreva mesmo, por favor!

      1. Acho que fica atrás do original também… Mas são filmes tão diferentes, com propostas totalmente opostas, representam tão bem o cinema de horror de suas épocas, que nem gosto de fazer muita comparação, hehe! E nota-se que o Hooper tava a fim mesmo é de zoar com tudo! haha! Acho isso genial… Postei sobre o primeiro outro dia, acho justo mesmo tentar escrever umas coisinhas sobre o segundo…

Deixe um comentário

